-
Arquitetos: Pátio Arquitetos
- Área: 67 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: AL Serralheria, Colormix, Deca, Duratex, Konect interiores, Lorenzetti, Portobello, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento da década de 70, localizado no bairro de Higienópolis, passou por uma grande transformação. A configuração inicial fragmentada deu lugar a espaços dinâmicos e mais amplos, com maior ventilação e iluminação natural. Quando adquirido pelos proprietários, o apartamento não correspondia a suas necessidades, o desejo era de que o imóvel se tornasse um ponto de referência da família na cidade de São Paulo. Deveria ser capaz de abrigar eventualmente as 5 pessoas que a compõe e no seu cotidiano de dois a três moradores.
A planta original, devido a sua distribuição em pequenos cômodos, não seria capaz de promover a ocupação desejada. Logo, uma demolição de parte da alvenaria era preciso. Esta seria responsável pela ampliação e integração entre alguns ambientes, como o aumento da área da cozinha e a integração entre sala de estar e o escritório. Dessa forma, a grande janela piso-teto, que iluminava apenas a sala de estar, passa iluminar todo o apartamento, trazendo maior conforto. A dinamicidade do imóvel se dá justamente no espaço em que ficava um antigo quarto, agora demolido. Ao ser integrado a sala, ele precisaria ter características de um espaço social mas, quando necessário, ser capaz de servir como área intima, já que apenas uma suíte não seria suficiente para o número de moradores.
A ideia, então, foi transforma-lo em um ambiente flexível, atendendo duas demandas importantes para os moradores, serviria como uma área de estudo (escritório) e também como espaço de descanso (quarto), essa configuração seria ditada por uma cama embutia da marcenaria planejada e por um elemento composto por divisórias móveis e translúcidas em serralheria, podendo ser aberto totalmente para as demais áreas quando seu uso for de um caráter social e se fechar quando houver a necessidade de uma atividade mais privativa como uma reunião ou mesmo dormir.
O eixo hidráulico existente não pode ser alterado devido ao caráter construtivo do prédio, onde algumas tubulações alimentavam mais de uma unidade simultaneamente, sendo assim, o volume do antigo banheiro teve que ser mantido. A alternativa foi dividi-lo em um pequeno lavabo e um banheiro menor, integrado ao quarto que não teve suas paredes demolidas transformando-o em uma suíte.